8 (oito) Curiosidades sobre África



A lista abaixo é composta por 8 (oito) aspectos relativos à África que, ou não são de domínio do grande público, ou provocam indagações e interpretações erradas. A mesma, foi editada e readaptada do original “Top 10 Myths About Africa”, do website www.africacradle.com.

1 – África é um continente
Talvez esse seja o principal erro que cidadãos dos outros continentes – que não seja o africano – cometem. Muitos percebem África como um país, todavia, África é mais do que isso, sendo um dos continentes com maior extensão territorial, na verdade, o segundo maior, chegando a 30,221,000 km (trinta milhões e duzentos e vinte um mil quilómetros quadrados), acolhendo 54 (cinquenta e quatro) países, sendo o Sudão do Sul o mais recente da lista – tornou-se independente em 2011 (dois mil e onze). Em África, ainda, existem mais de 3000 (três mil) grupos étnicos, falando-se cerca de 2000 (dois mil) línguas, num total de 1 000 000 000 (um bilhão) de habitantes.

2 – África não é o lugar mais perigoso do mundo
Os mass media internacional, por vezes, até de países africanos, publicam diariamente notícias sobre conflitos violentos no Sudão, República Democrática do Congo (RDC) ou República Centro Africana (RCA), generalizando-os para toda África. Acrescentando a tais conflitos, noticia-se acerca de tentativas de secessão na Nigéria, perpetradas pelo Boko Haram, ou actividades terroristas do Al Shabbab. Contudo, poucas são as vezes que se aborda acerca de países como Botsuana, Marrocos ou Ghana, enfatizando o crescimento económico desses e a segurança de suas cidades. Desse modo, tem-se mostrado uma imagem que reflecte uma África violenta, escondendo a África pacífica que nasce – com um futuro próspero.
O mesmo pode-se relacionar a pobreza. Existem muitos pobres em África, mas também existem muitos pobres em Nova Iorque, ou Londres. O grande problema em África é a distribuição de riqueza, pois, há países com um Produto Interno Bruto (PIB) maior comparado a países europeus; a título de exemplo, temos a África do Sul, que tem um PIB elevado comparado ao da Bélgica ou Suécia. É facto que, Egipto, Nigéria e Algéria, tem a Paridade de Poder de Compra (PPP) e PIB maior que países como Dinamarca ou Noruega. Verificando esses aspectos, percebe-se o verdadeiro lugar de África no mundo

3 – Nem todos líderes africanos são corruptos
Existe uma visão, de alguma forma errada, de que os líderes africanos são corruptos. No entanto, exemplos de governação como a que verifica-se na Zâmbia, Botswana, Maurícias, ou as de Nelson Mandela e Ellen Johnson Sirleaf, vencedores de Nobel da paz, os dois últimos, provam que não apenas existe corrupção no continente africano. Ademais, a corrupção é um fenómeno inerente a qualquer país que é governado por humanos, apesar de registo de maior incidência nuns em detrimento de outros.

4 – África tem história
É comum, pensar-se que a história da humanidade divide-se entre Europa – o velho continente, Ásia e mais recentemente o continente americano, relegando para o resto do mundo um papel insignificante. As pirâmides do Egipto, o Grande Zimbabwe e as igrejas de pedras na Etiópia são exemplos inequívocos da história que em África existe, isso sem mencionar outros existentes. Podemos acrescentar a estes, as mais de 800 escolas Corânicas e a Universidade de Timbuku, no Mali; instituições de ensino que surgiram no século 12, enquanto Universidades como Cambridge ou Oxford estavam a ser formadas e outras como as da Ivy League não estavam a operar..

5 – Os animais não andam em cidades como as pessoas
Há quem pense que em África, as pessoas sentam-se com animais selvagens e brincam, frequentemente. De facto, quem trabalha em parques nacionais ou reservas, eventualmente pode assim o fazer. No entanto, é importante frisar que os animais tem seu espaço reservado – em parques ou reservas nacionais – e as pessoas também têm o seu, em cidades, vilas ou localidades. Contudo, podem existir situações de conflito entre o homem e a fauna.

6 – Existe tecnologia em África
Em consequência ou não da globalização, África tem dado alguns passos em comum com o mundo ocidental, no que concerne ao acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS). Assim, é normal ver um Maasai tradicional, a operar um telefone celular, que o ajuda a negociar e ter maior controlo sobre o gado.

7 – Registaram-se temperaturas baixas em África
Não se pode negar que boa parte do continente africano é composto por países tropicais, implicando isso, temperaturas altas; todavia, o sul oriental de África é misto quanto as temperaturas. Desse modo, é possível visualizar neve em países como África do Sul e Lesoto, ao mesmo tempo que, no verão também possa se verificar temperaturas altas.

8 – As celebridades mundiais precisam direcionar melhor a ajuda para África
Quando se pensa em ajudar crianças desfavorecidas, população sofrendo de tuberculose ou de HIV/SIDA, as celebridades pensam logo em África. O continente agradece mas, a ajuda deve centrar-se em aspectos que realmente possam desenvolver o continente, como por exemplo, empresas de micro-financeamento. A ajuda das celebridades para África é centrada no combate as doenças que afectam o continente, algo que os governos por vezes têm capital suficiente para enfrentar.

Comentários

  1. Boa noite ilustre blog rico de informações .parabéns companheiro Amade .god bless you .

    ResponderEliminar
  2. Boa noite ilustre blog rico de informações .parabéns companheiro Amade .god bless you .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Floresta de Miombo (em Moçambique)

As Políticas de Comércio Internacional: Do Protecionismo a Globalização Económica

O Significado da Acusação de Genocídio da África do Sul Contra Israel