Água – Vinte e dois (22) de Março, dia Mundial da Água



Hoje, vinte e dois (22) de Março de 2016, celebra-se mais um dia mundial da Água. Essa data, surge em função dos esforços levados a cabo pelos Estados globais para a protecção deste bem, que é a base para a vida humana, como a conhecemos. Assim, o dia 22 de Março, oferece aos cidadãos globais a recordação, que na verdade deve ser quotidiana, sobre a importância da água para a vida humana.

“A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogénio e um de oxigénio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada a água” (www.suapesquisa.com). A água é incolor e não tem cheiro, pertencente ao estado liquida, normalmente, podendo ser solidificada (em temperaturas abaixo de zero graus Celsius) ou gasificada, através do vapor em temperatura acima dos cem graus Celcius.

O planeta terra é maioritariamente composto por água, substância fundamental para o desenvolvimento da espécie humana, visto que o corpo humano, tal como o planeta em que vivemos, é constituído maioritariamente por água. Um exemplo inequívoco da importância da água para a vida dos seres humanos é a relação entre os rios Nilo, Tigre e Eufrates e o desenvolvimento das grandes civilizações egípcias e da mesopotâmia.

Existem formas diversas de melhorar o racionamento da água, para garantir que as gerações futuras vivam sem que este bem as falte. Desse modo, o próximo artigo, exporá os métodos mais eficazes, no contexto moçambicano, de uso racional de água. Racionamento de água ou, uso racional de água é o processo de consumo controlado da água, isso é, consumo da água apenas quando necessário e de forma bem controlada, para evitar gastos prejudiciais, a longo prazo.
Por:
Amade Casimiro Nacir.

Para informação adicional, visite:
wikipedia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Floresta de Miombo (em Moçambique)

As Políticas de Comércio Internacional: Do Protecionismo a Globalização Económica

O Significado da Acusação de Genocídio da África do Sul Contra Israel