Países africanos mais ricos – dez (10) –, por renda Per Capita.




O artigo abaixo, expõe os dez países africanos mais ricos, com bases nas suas rendas Per Capita, calculando-se a renda média por pessoa, em cada país. A fonte original do presente artigo pode ser encontrada no seguinte endereço electrónico: http://www.techscio.com.

1 – Seychelles
Oficialmente, República das Seychelles, tem como capital, Victoria; localiza-se no Oceano Indico e tem o valor de 25.439.92USD como Produto Interno Bruto (PIB) Per Capita. Seychelles é dos países mais ricos do continente africano e é composto por 115 pequenas ilhas com o total da população não atingindo um milhão. Um dos produtos mais exportados pelas ilhas Seychelles é o Salmão.
2 – Guiné Equatorial
Capital: Malabo; PIB Per Capita: 19.818.11USD. Guiné Equatorial está situado na Costa Ocidental de África e tal como Seychelles, sua população não passa de um milhão. Sua economia é, de alguma forma, dependente da pesca e agricultura – aqui, em específico o cacau. Contudo, actualmente, o petróleo tem contrabalançado a pesca e a agricultura.
3 – Gabão
Libreville, é o nome da capital do Gabão, que tem o PIB Per capita de 17.053.47USD. Petróleo e madeira, são as forças da economia do Gabão, ultimamente. O Gabão está situado na África subsaariana e, não obstante estar bem classificado em termos de PIB Per Capita, em termos isolados o seu PIB é de aproximadamente 20.000.000USD.
4 – Botswana
Com um PIB Per capita de 16.578.59USD, e o centro do poder situado em Gaborone, o Botswana tem, no turismo, serviços financeiros, agricultura de subsistência e criação de gado, como sectores chave da sua economia. Os padrões de vida no Botswana são comparáveis a países como Turquia e México.
5 – África do Sul
Um país sui generis (em África, e eventualmente, no Mundo) quando se fala de capitais – Pretoria, Bloemfontein e Cidade do Cabo; o PIB Per Capita situa-se nos 11.273.08USD. O país que mais rápido desenvolve, mundialmente, África do Sul tem um dos PIB’s mais elevados do continente e é membro dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ademais, tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e é dos países mais desenvolvidos da África. Das diversas áreas, as que mais empregam a mão-de-obra na África do Sul são, agricultura, pesca, fabrico e montagem de viaturas, processamento de comida e industria têxtil.       
6 – Líbia
Capital: Tripoli; PIB Per Capita: 10.129.61USD; O país afro-árabe mais rico dos presentes nesta lista, tem na exploração e processamento do petróleo uma das actividades que mais emprega a mão-de-obra. Outros sectores que contribuem para a riqueza do país, são os serviços e construção. Depois da morte de Muammar Gaddafi, Líbia tem vivido um caos político e uma desaceleração do crescimento que experimentava antes de 2011. É na Líbia onde se encontram os maiores depósitos de petróleo no continente. 
7 – Tunísia
Tunis é a capital da Tunísia; este país, tem o PIB Per Capita de 9.706.59USD. Sua localização, próxima ao mar mediterrâneo, e fronteirada pela Argélia e pela Líbia à esquerda e direita respectivamente, faz com que boa parte da classe instruída e educada do país, migre para Europa em busca de melhores condições de vida.
8 – Namíbia
Recentemente considerado como ‘o Pais da África não africano’ por determinada revista ocidental, a capital da Namíbia é Windhoek e seu PIB Per Capita é de 7.694.44USD. Fortemente dependente da África do Sul para comercialização dos seus produtos, Namíbia verifica grande contribuição dos seguintes sectores para sua riqueza: minas, agricultura, manufactura e turismo. Por conseguinte é uma das economias que mais cresce em África. Todavia, a posição da Namíbia neste ranking em nada condiz com as posições da mesma quando se fala de IDH, PIB ou literacia, por exemplo.
9 – Algeria
PIB Per Capita: 7.541.85USD; Capital: Algieris. Algeria, como Tunísia e Líbia é um país afro-árabe e consequentemente localiza-se ao norte de África. Os sectores de petróleo e agricultura são os que mais contribuem para a riqueza da Algeria. Outros são, pesca, banca e finanças. Boa parte da população concentra-se na capital e alguma outra, migra para França e Espanha procurando por melhores empregos.
10 – Egipto
Cairo, outra cidade de um país árabe situado na África, capital do Egipto, que tem 6.594.00USD de PIB Per Capita. Aqui em décimo, o Egipto está em segundo, atrás da África do Sul, no ranking das maiores economias da África – 500 bilhões. Ainda, é o Egipto o país que tem a maior população no médio oriente.


COMENTÁRIO:
O ranking exposto acima, é referente ao PIB Per Capita e deve sempre ser discriminado de outros indicadores económicos. Desse modo, verifica-se que alguns dos países que têm um PIB Per Capita elevado não conseguem manter esses números altos em outros índices, que indicam o nível de desenvolvimento e crescimento das economias (PIB real, nominal ou IDH). Gabão e Guiné Equatorial, por exemplo, estão bem classificados quanto ao PIB Per Capita mas, estes países não conseguem estar nos cinco países mais desenvolvidos de África.
Assim, percebe-se que, alguns países devem procurar observar um crescimento e desenvolvimento económico equilibrado e multifacetado, para que em última instancia o país (e depois o continente) desenvolva, como um todo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Floresta de Miombo (em Moçambique)

As Políticas de Comércio Internacional: Do Protecionismo a Globalização Económica

O Significado da Acusação de Genocídio da África do Sul Contra Israel